
Acordo de Cooperação Técnica foi assinado durante IV Seminário Internacional de IFA Latam 3h214k
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) am nesta segunda-feira (24), em São Paulo, um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de estimular projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados à cadeia produtiva de insumos farmacêuticos. A ocorreu durante a abertura da 4ª edição do Seminário Internacional IFA Latam, promovido pela Abiquifi.
O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da parceria como estratégia para fortalecer e ampliar a produção nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). “Queremos ter mais capilaridade nesse setor, que é muito importante para o Brasil. O Brasil importa 95% dos insumos farmacêuticos. Vamos chegar mais perto de cada um dos integrantes do setor”, disse Prata.
O ACT prevê uma série de ações conjuntas entre as Unidades Embrapii e as empresas associadas à Abiquifi com o objetivo de criar sinergia e promover a aproximação entre os atores do ecossistema de inovação. A iniciativa também inclui a realização de workshops, roadshows e eventos como o Embrapii Day, além da elaboração de planos de trabalho e calendários anuais de atividades.
Por parte da Abiquifi, a parceria tem como foco apoiar e estimular o desenvolvimento de projetos com as Unidades Embrapii, incentivando a adoção de soluções tecnológicas que aumentem a competitividade e reduzam a dependência externa da indústria nacional. A Embrapii busca posicionar suas Unidades como referência para o setor, aprofundando pesquisas em temas prioritários.
O presidente-executivo da Abiquifi, Norberto Prestes, também participou da e reforçou o compromisso da entidade com a ampliação da capacidade produtiva e tecnológica do país. “Quero dizer que estamos trabalhando com muito afinco e dedicação para estreitar ainda mais essa parceria para que de fato traga bons resultados. Essa ACT é um avanço”, declarou.
Com vigência inicial de 48 meses, o acordo poderá ser prorrogado por meio de termo aditivo. As ações conjuntas serão acompanhadas por uma aliança estratégica composta por representantes da Abiquifi, das Unidades Embrapii e da própria Embrapii, que terá a missão de implementar as metas previstas e garantir o alinhamento contínuo das atividades entre as duas instituições.