Capa » Notícias » EMS celebra os 26 anos dos medicamentos genéricos com iluminação do Cristo Redentor, no Rio

EMS celebra os 26 anos dos medicamentos genéricos com iluminação do Cristo Redentor, no Rio 1c6ix

Credito foto: Guilherme Silva | @wguilhermesilva / @cristoredentoroficial

Ação aconteceu no dia 20 de maio e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em uma iniciativa pioneira da empresa em 2000 5k6d73

Maio de 2025 – Nesta terça-feira (20), data que marca o Dia Nacional do Medicamento Genérico, a EMS – maior laboratório farmacêutico no país – promoveu uma ação simbólica e de grande visibilidade: a iluminação em azul do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em um movimento para enaltecer esse marco para a saúde no Brasil. A iniciativa já se tornou uma tradição para a farmacêutica e é uma homenagem à categoria que transformou o o à saúde no país.

A iluminação deste importante monumento nacional, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ocorreu na presença de executivos da empresa e outros representantes do setor. Busca chamar a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em 2000 – ano em que a EMS também se tornou pioneira na produção e comercialização desses medicamentos no país. Naquele ano, foram colocados no mercado a ranitidina, a ampicilina e a cefalexina.

“A data marca uma transformação histórica na saúde do Brasil, da qual temos muito orgulho de fazer parte e de sermos os primeiros a fomentá-la. Um divisor de águas em questão de mais qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, sem dúvida. E, ao iluminar novamente um ponto tão emblemático como o Cristo Redentor, queremos continuar chamando a atenção para essa data tão significativa, reforçar a relevância dos genéricos e seu impacto direto na vida de milhões de pessoas”, afirma Cauê Nascimento, diretor-executivo de Genéricos da EMS.

O executivo reforça que, “ao longo desses 26 anos (desde a legislação que estabeleceu os genéricos no Brasil – lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999), a categoria evoluiu, conquistou credibilidade perante a classe médica e consumidores, e se consolidou como um pilar essencial na democratização do o à saúde, se fazendo presente em milhões de lares que hoje reconhecem a sua importância, eficácia e segurança”.

Como parte da ação do Dia Nacional do Medicamento Genérico 2025, a EMS também realizará a doação de medicamentos MIP (isentos de prescrição médica) para projetos sociais atendidos pelo Consórcio Cristo Sustentável.

Ação com embaixadores

Nesta terça-feira (20), a ação de iluminação do monumento ao Cristo Redentor e a homenagem aos genéricos e ao pioneirismo da EMS no segmento estiveram também destacadas nas redes sociais, nas páginas proprietárias da empresa (@emsfarmaceutica) e em postagens relacionadas a serem feitas pelos embaixadores da marca Rodrigo Faro (@rodrigofaro), Amanda Meirelles (ameirelles) e Erika Schneider (@erikaschneider).

Liderança em genéricos

Pioneira na produção e comercialização de genéricos, no ano de 2000, a EMS lidera o segmento desde 2013 e conta hoje com o maior portfólio do Brasil, com cerca de 400 apresentações de produtos.

A EMS movimenta mais de R$ 3,3 bilhões de faturamento por ano (IQVIA abr/25) no segmento. Atualmente, a companhia detém 16,0% de market share em valor e comercializou mais de 287 milhões de unidades só em 2024. Mensalmente, são mais de 23 milhões de caixinhas de genéricos dispensadas — o equivalente a 32 mil vendidas por hora e 555 por minuto em todo o Brasil —, consolidando o compromisso da EMS com o o à saúde e medicamentos. Nos últimos 12 meses, o mercado de Genéricos cresce 8,5% em unidades, enquanto a EMS cresce 10,5%, conquistando ainda mais espaço nas casas dos brasileiros, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Pelo quinto ano consecutivo, a marca foi reconhecida em 2024 como a mais lembrada pelos consumidores na categoria de genéricos, de acordo com a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e do jornal Folha de S.Paulo.

Genéricos: economia, confiança e saúde

Com eficácia e segurança comprovadas, os genéricos conquistaram a confiança de médicos e pacientes. Segundo a PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), cerca de 79% dos brasileiros afirmam comprar ou já terem comprado medicamentos dessa categoria, cujo preço é pelo menos 35% inferior ao do medicamento de referência – podendo chegar a até 90% de economia.

Hoje, os genéricos representam 35% de todos os medicamentos comercializados no Brasil. Apenas em 2024, mais de 5,6 bilhões de caixas foram vendidas no país. Ao longo dos anos, a categoria já gerou uma economia que ultraa R$ 346 bilhões para os consumidores brasileiros, de acordo com a entidade.

Sobre 4f1e66

A melhor ciência está aqui. Você está no Portal de Notícias 2A+ Farma: Ciência, Normas, Informações e Negócios. 2A+, Rede de Portais de Notícias sobre Life Science.

Deixe uma resposta Cancelar resposta 6p46t

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale conosco