Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos reúne inspetores da Vigilância Sanitária e setor regulado para aprimorar procedimentos. 4d561p
O Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos reúne até quinta-feira (26), em São Paulo (SP), inspetores da Vigilância Sanitária e profissionais das indústrias farmacêuticas. O objetivo do evento é harmonizar o conhecimento sobre as diretrizes de BPF.
Resultado de uma parceria entre a Anvisa e entidades representativas da indústria farmacêutica no país, o encontro serve-se de uma abordagem colaborativa entre fiscais e inspecionados em prol do contínuo aperfeiçoamento dos processos que contribuem para o o da população brasileira a medicamentos de qualidade. A ideia é implementar as novas diretrizes de forma comada, harmônica e sustentável.
As 400 vagas oferecidas foram preenchidas. Quem tiver interesse, porém, pode acompanhar o evento ao vivo, via web, por meio do link https://bit.ly/2mq8YeL.
Entenda
O novo marco regulatório de boas práticas de fabricação (BPF) de medicamentos no Brasil foi aprovado no último dia 20 de agosto. O regulamento de BPF é o principal padrão regulador para garantir a qualidade dos medicamentos no país.
A atualização do marco regulatório de BPF e a equiparação dos requisitos aos do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme – PIC/s) possibilitam que o Brasil amplie as exportações de medicamentos para os maiores mercados farmacêuticos do mundo. A explicação é simples: os produtos fabricados de acordo com o padrão de qualidade mais moderno disponível tornam-se mais competitivos, nacional e internacionalmente.
Hoje, o PIC/s conta com 57 membros de 47 países. Como a cooperação se destina tanto a medicamentos de uso humano quanto a medicamentos veterinários, alguns países têm mais de uma autoridade-membro.
Fonte: Anvisa