MedLevensohn firma parceria com o Sincofarma para orientar profissionais, inclusive com demonstrações de testes rápidos que detectam doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias (colesterol alto). 5l5u18
Pouco difundidas, a Lei Federal nº 13.021/14 e as Resoluções 585 e 586 do Conselho Federal de Farmácia facultam ao farmacêutico montar seu consultório e prestar serviços de saúde à população. De acordo com essas resoluções, o profissional está habilitado à orientação no uso de medicamentos prescritos pelos médicos, determinação de parâmetros bioquímicos e aferição da pressão arterial, dentre outros serviços. Para contribuir com essa maneira de promover a saúde e o bem-estar, a MedLevensohn firmou uma parceria com o Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo).
O projeto busca promover o aperfeiçoamento de profissionais sobre o conceito de consultório farmacêutico. Para isso, foi criada uma sala-modelo na sede do sindicato. Empresários, farmacêuticos e demais profissionais que atuam em drogarias terão a oportunidade de conhecer, neste local, como funciona e quais os serviços que serão prestados nesse tipo de estabelecimento.
A iniciativa da Sincofarma apresenta um novo paradigma no cuidado à saúde e conta com o e da Medlevensohn na realização de um curso sobre o conceito. Inicialmente, junto com outras empresas, ela irá promover palestras aos associados sobre a legislação e os procedimentos para a instalação desse tipo de consultório, com o objetivo de capacitar e orientar os associados do Sincofarma.
Em 28 de março, será inaugurado o Consultório Farmacêutico da Sincofarma e haverá a primeira palestra da Medlevensohn. A empresa também apresentará o funcionamento de seus testes rápidos aos associados. “Em um segundo momento, demonstraremos a utilização dos nossos aparelhos. Em questão de minutos e de maneira segura, eles conseguem detectar, por exemplo, como estão os índices de glicose, colesterol e a pressão arterial”, explica o farmacêutico Frederico Theobaldo, da Medlevensohn.
Frederico ressalta, ainda, que o projeto-piloto é inovador, ao apresentar um novo paradigma para o cuidado da saúde: “O consumidor ganha em agilidade e em qualidade de vida e bem-estar. Ele terá o a um profissional de saúde habilitado, em locais íveis (as farmácias), e poderá, no futuro, utilizar esses testes de baixo custo, fácil realização e de alta confiabilidade. O sistema de saúde pública também será beneficiado, uma vez que as pessoas terão o aos testes rápidos, descarregando seu sistema”, finaliza.
Além do apoio da MedLevensohn, a iniciativa conta com a parceria da Ponto Care, empresa especializada na gestão de consultório farmacêutico, da Metalfarma, especializada em instalação de móveis para Farmácias e Drogarias, e com a Biotecno, que comercializa refrigeradores para guardar vacinas.