Rede colaborativa que dissemina globalmente o código de barras bidimensional GS1 DataMatrix comemora os resultados da segurança da saúde e dos pacientes 292j39
São Paulo, SP, abril de 2025 – Há vinte anos a GS1 expandiu a tecnologia de código de barras para o setor de saúde ao revolucionar a forma como os produtos médicos são rastreados e identificados. Foi quando ou a orientar as instituições do setor a adotarem uma nova geração de código bidimensional, o GS1 DataMatrix, como padrão para identificar medicamentos e dispositivos médicos.
Hoje esse padrão é recomendado ou exigido em regulamentações de saúde em mais de 70 países. Os códigos de barras GS1 tornaram-se indispensáveis nas cadeias de suprimentos globais de saúde. Desde a otimização da gestão de inventário até a identificação única de medicamentos e dispositivos médicos, esses códigos de barras e os padrões globais por trás deles estabeleceram as bases para um cuidado muito mais seguro e inteligente.
Os padrões GS1 ganharam a confiança dos reguladores para garantir a rastreabilidade farmacêutica globalmente. O sistema tornou-se um pilar da saúde global com mais de 16,5 bilhões de embalagens de medicamentos identificados pelos códigos de barras GS1 DataMatrix anualmente nos EUA e na União Europeia.
“A jornada dos códigos de barras na saúde começou quando os órgãos reguladores buscaram uma maneira confiável e inteligente de identificar e rastrear produtos médicos. A GS1 forneceu a tecnologia certa – uma inovação tão simples quanto uma leitura de código de barras”, relata Renaud de Barbuat, presidente e CEO da GS1. “Ao longo das últimas duas décadas, os códigos de barras GS1 transformaram os sistemas de saúde e criaram um efeito cascata que beneficia pacientes em todo o mundo.”
Pacientes mais seguros
Os códigos de barras na saúde fazem a diferença para milhões de pessoas globalmente. No Reino Unido, por exemplo, um relatório encomendado pela iniciativa Scan4Safety descobriu que o uso de códigos de barras GS1 levou a uma redução de 76% nos erros médicos, o que contribui para eliminar enganos relacionados ao paciente errado, medicamento ou dosagem.
A leitura de códigos de barras GS1 DataMatrix permite que os profissionais de saúde verifiquem o medicamento correto, a dose e o paciente em tempo real. Nas salas de cirurgia, os códigos de barras ajudam a rastrear instrumentos cirúrgicos para que todas as ferramentas sejam esterilizadas e contabilizadas antes e depois da cirurgia – redução dos riscos para os pacientes.
“Por duas décadas, os códigos de barras GS1 têm sido um guardião indispensável da segurança do paciente”, explica Susan Moffatt-Bruce (MD), presidente do Lahey Hospital Medical Centre (EUA). “Ao impulsionar o compartilhamento eficiente de dados, os códigos de barras ajudam os provedores de saúde a tomar decisões mais precisas que evitam erros e melhoram o atendimento.”
Além disso, os códigos de barras GS1 ajudam no combate à falsificação de medicamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 10 medicamentos são de qualidade inferior ou falsificados em todo o mundo. Os códigos de barras GS1 garantem que os medicamentos possam ser rastreados em cada etapa – do fabricante ao paciente – facilitando a detecção de medicamentos falsificados ou o relato de eventos adversos rapidamente.
Cuidado seguro e inteligente
A GS1 Healthcare olha para o futuro com uma missão clara: tornar o cuidado mais seguro e inteligente ível a todos, em qualquer lugar.
A GS1 trabalha com empresas globais de tecnologia líderes para garantir que os códigos de barras em produtos médicos possam ser lidos por pacientes com seus smartphones ao oferecer o instantâneo a informações críticas sobre tratamentos – tudo em uma leitura simples.
“Por mais de uma década temos usado códigos de barras GS1 para nos ajudar a compartilhar dados de pacientes e permitir a inovação digital no sistema de saúde australiano. Imagino um mundo no futuro em que todos os dados possam ser transmitidos perfeitamente do ponto A ao ponto B sem qualquer intervenção manual”, afirma Peter O’Halloran, diretor da Agência Australiana de Saúde Digital.
Sobre a GS1 Healthcare
A GS1 Healthcare é uma comunidade neutra e aberta que reúne os principais stakeholders da saúde para desenvolver e implementar padrões globais. O desenvolvimento e a implementação dos padrões GS1 são liderados por seus usuários, uma comunidade global de fabricantes de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, atacadistas, distribuidores, organizações de compras coletivas, hospitais, farmácias, provedores de logística, provedores de soluções, órgãos governamentais e reguladores, e associações comerciais. Essa rede colaborativa, nutrida pela confiança e alinhamento, tem sido essencial para a adoção dos padrões GS1 na saúde. Os membros da GS1 Healthcare incluem mais de 150 organizações líderes de saúde no mundo.A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil estará na Conexão Farma 2025, promovida em São Paulo pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos-Abradilan. Durante os dias 18 e 20 de
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.
Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas. Mais informações aqui.