Regulador intestinal líder da categoria impulsiona chegada da companhia ao top 10 do ranking farmacêutico. 3z21t
A Natulab – líder na produção e venda de medicamentos fitoterápicos, 5ª colocada na categoria dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e 10ª maior companhia do setor farmacêutico – comemora este mês o primeiro ano da conquista dos direitos comerciais de Floratil, medicamento líder em sua categoria.
Produzido na França pela Biocodex e presente no Brasil há mais de 30 anos, Floratil ou a fazer parte do portfólio da Natulab em um momento de crescimento constante da companhia. “Fizemos um investimento de cerca de R﹩ 30 milhões, para estruturação da operação interna específica e integralmente dedicada à marca, além de investimentos para ampliação da rede de distribuição, força de vendas e marketing”, afirma Zeca de Lucca, diretor de marketing da Natulab.
No último ano, foram 4,6 milhões de unidades demandadas, sendo que deste total, aproximadamente 10% veio do canal independente através da ABRADILAN (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), onde o produto não tinha presença antes de sua chegada à Natulab. No mesmo período, Floratil, que vinha estável nos últimos anos, atingiu 10% de crescimento em valor. As novas embalagens, com o logo da Natulab, começam a ser comercializadas a partir de março, com expectativa de chegarem aos pontos de venda para o consumidor final ainda no primeiro semestre de 2020.
Isso tudo é resultado de muito trabalho, mas também de uma parceria de sucesso entre Natulab e Floratil, repleta de complementariedade: Floratil teve a oportunidade de crescer no canal independente em função da Natulab e, em contrapartida, o produto também abriu portas para a empresa em outros canais, justamente pelo trabalho em conjunto.
Sobre a Natulab
Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016. Neste segmento, até dezembro de 2019, a farmacêutica registrou incremento de 23,6% no volume de unidades vendidas, com desempenho superior à média observada na indústria farmacêutica. No segmento de MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), a Natulab cresceu 24,2% no mesmo período, mantendo-se na 5ª posição do ranking. Quando considerado o mercado farmacêutico total, a companhia subiu 5 posições na avaliação da IQVIA, nos últimos cinco anos. Os dados posicionam a Natulab entre as principais empresas do setor, destacando-a como importante player em um setor extremamente competitivo. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 200 apresentações, entre eles os líderes de mercado Seakalm (iflora incarnata L.), Floratil², Maxalgina, Hidralyte, Hidraplex, Tylemax e Varivax (Aesculus hippocastanum L.) e os vice-líderes Xarope de Guaco (Mikania glomerata) e StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico).
*Fonte: IQVIA – PMB Mix – Edição Dez’19 | Mercado Farmacêutico Total | Mercado OTC| Valores em Unidades e Valores em PPP no MAT Dez’19’.
¹: MAT: Moving Annual Total | Doze Meses Móveis.
²: Floratil: “Probiótico mais vendido no mundo.” Referência: Saccharomyces Boulardii – Biocodex é o número um no mundo no mercado de medicamentos probióticos em valor. Cálculo interno via IQVIA: Midas dados de base Midas, ATC3:A7F escopo de mercado, Q1 2019.